Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Regras do jogo das expressões

Mafagafo 001 (2)

OBJETIVOS DO JOGO: Esse jogo, além de ser uma ótima brincadeira em grupo, tem por objetivos desenvolver a organização, a percepção visual, a sociabilidade, a cooperação, a sinceridade, e principalmente o espírito democrático entre as crianças.

Como Jogar:

1 – Divida as crianças em grupos de 5, no máximo.

2 – Dê um rosto limpo para cada grupo e sorteie qual deles vai começar.

3 – Uma criança de cada grupo pega um elemento (olhos e sobrancelhas devem ser o par). A cada rodada vem uma criança diferente do grupo pegar outro item (podem combinar entre si o que irão pegar). Caso as crianças sejam pequenas, um adulto orienta qual parte ou acessório irão pegar de cada vez.

Mafagafo 003 (2)

Mafagafo 002 (2)

4 – Quando os grupos completarem o rosto, coloquem todos lada-a-lado no centro da roda, ou sobre uma mesa.

5 – Em uma caixinha, coloque os cartões (ou papeizinhos) com diversas características que os rostos possam ter.Mafagafo 007 (2)6 -  Sorteie uma característica para cada criança, ou se preferir, para cada grupo.

7 – Cada característica deve ser colocada pela criança junto ao rosto que achar que se enquadre melhor (em qualquer rosto, não precisa ser no que foi montado pelo grupo deles – DEIXE ISSO BEM CLARO). No caso de sortear por grupo, as crianças devem se reunir e decidir em qual rosto colocar a característica sorteada.

8 – Todas as crianças dos grupos votam individualmente (levantando o braço) se concordam ou não com a característica. Se a maioria achar que sim, o grupo (ou a criança do grupo) que colocou a característica ganha um ponto. No caso de empate, todos ganham pontos ou o monitor decide se a característica se enquadra ou não.

9 - Se for fazer muitas rodadas, o monitor anota os pontos.

DICA: Caso seja trabalhado em sala de aula, o professor poderá ainda pedir que as crianças desenhem o rosto que mais gostar, preferencialmente em tamanho grande, podendo usar os rostos vazios como moldes para fazer o contorno deles no papel.

2 comentários:

Fabi Carvalhos disse...

OI, Patrícia! Saiu o resultado da promoção lá no blog. Passa lá p/ conferir! Ah, outra coisa, será que dá para fazer aventais infantis com o tecido reciclado de sacos? Ele aceita bem costurar à mão ou colagens? Queria fazer p/ Sophia e os amiguinhos de escola dela. Beijão, Fabi.

Patrícia Karina disse...

Oi Fabi:



Eu só costurei à mão, com ponto caseado. Sei que para costurarmos plásticos na máquina se coloca papel de seda em cima e embaixo, corta em tiras, para não grudar no pé da máquina. Alguns plásticos mais grudentos, já vem com esse papel. Experimenta com os aventais, talvez colocando víés na borda. Podes emendar com o ferro mesmo, para não ter costuras no meio.

Mudando de saco prá mala, será que alguém sabe como faço para as fotos das minhas postagens aparecerm no blog roll dos outros blogs? Já procurei por tudo e não sei como arrumar isso. Agradeço a quem souber.

Botão 1+