Páginas

domingo, 18 de maio de 2014

Capas feitas com caixas de perfumes

Utilize caixas de perfumes ou outras de sua preferência, para fazer capas de blocos ou caderninhos.

Foto0848

Para as folhas, procure reaproveitar folhas que sobram em cadernos escolares ou de agendas antigas.

Material:

- Caixas de perfumes ou outras diversas, preferencialmente as mais duras
- Lápis, régua, estilete (se preferir), cola branca, tesoura
- Elástico branco ou colorido
- Martelo e um prego tamanho médio
- Sobras de folhas de cadernos usados

Como Fazer

- Inicia-se o trabalho desmontando a caixa, abrindo todas as partes possíveis, e com bastante cuidado
para não resgar, descolando a parte que fecha a caixa.
- Corte  a capa somente na medida da altura das folhas, pois na largura deverá sobrar capa nas laterais para fazer os acabamentos, como colocação de elástico ou apenas orelhas bem fortes.
- Marque o meio:
Opção 1 – Faça uma linha vertical, vinque com algum marcador e dobre. Depois de feita a capa, dobre as folhas dentro da capa e com a régua marque os pontos (de 2 em 2 cm ou outra medida que considere adequada) e fure com um prego e martelo. Costure e perfile (corte as folhas maiores pela menor), descartando as sobras das folhas (com tesoura ou estilete).
 Opção 2 - A partir do meio, faça dois vincos verticais e paralelos, na altura das folhas, que formarão a lombada do bloco e onde iremos encaixar elas já encadernadas no formato de brochura (apenas coladas).

- Nesse momento você terá uma capa com altura correta e largura excedente. Observe que as dobras da caixa ficarão moles, se dobrando, quebrando, e é aí que começa a parte do acabamento.

Capas com Caixas de perfume1

01 – Com as sobras da própria caixa, corte tiras que serão coladas por trás de cada marca de dobras. Deixe secar bem.
02 – Meça a largura das páginas e vinque na capa uma linha vertical, medindo a partir do meio,  marcando assim a dobra da orelha.
03 e 04 – Pelo lado direito, passe o marcador ou outro objeto que deslize bem, desfazendo o máximo possível as marcas das dobras. Basta apertar bem.

Capas com Caixas de perfume2
05- Com a lombada marcada e as dobras desfeitas, é hora de aparar as sobras das tiras que fortalecem as dobras da caixa.
06 – Se você tem experiência com estilete, seu corte ficará bem mais perfeito. Mas cuidado, é uma ferramenta perigosa para quem não está habituado.
07 – Agora seu bloco já pode ser colado na lombada, mas como quero colocar um elástico para fechar ele bem, ainda continuam as instruções.
08 – Abra a orelhada frente e faça a 1,5 cm das bordas superior e inferior, dois pequenos cortes perpendiculares a orelha, para encaixar o elástico.

Capas com Caixas de perfume3
09 – Passe o elástico por esses cortes.
10 – Para medir o tamanho, faça com que o elástico seja da medida da altura do bloco, e mais os 3 cm (1,5 + 1,5 do corte até as bordas superiores e inferiores). Se fizer exatamente como mostra a foto, nem precisa medir.
11 – Por dentro, prenda com um pedaço de fita, e cole o elástico na capa.
12 – Dobre e cole essa orelha na capa, escondendo o elástico.

Capas com Caixas de perfume
13 – Cartões por serem grossos e pesados, muitas vezes se desdobram e descolam. Para que isso não aconteça, proteja a sua capa com pedaços de cartões para não marcar e coloque clips, prendedores de roupas, ou o que tiver para manter apertado até a cola secar.
14 – Perceba que fiz os cortes na capa da frente, porque queria que o meu elástico ficasse atrás ao fechar. Se quiser na frente é só inverter e fazer na contra-capa (capa de trás)
15 – O bloco fica com o elástico na contra-capa quando fechado.
16 – Colar o bloco de brochura, ou costurar as folhas e capa encadernando.

Nenhum comentário:

Botão 1+