Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Casinha de bonecas reciclada

Essa casinha de bonecas fiz em 2009, e não sei o que aconteceu com as fotos, pois desapareceram do post, só aparecia um símbolo de erro quando abria... Coisas do Blogger.
E, por incrível que pareça, tenho muitas fotos arquivadas, mas especificamente estas nunca mais consegui localizar nos meus arquivos.
Consegui recuperar apenas essas 5 fotos da minha conta no Flickr. Portanto, algumas explicações podem ficar um tanto vagas e caso precisem de maiores explicações é só entrar em contato. Se eu tiver tempo vou tentar fazer uma casinha nova para fotografar, mas isso pode demorar. Peço desculpas, mas ela é sempre muito acessada e resolvi posta-la novamente aqui no blog.


Material:
- 05 caixas/engradados de 12 litros de leite Tetra pack
- Fita crepe de papel
- Tesoura e cola branca
- Clips grandes (ou prendedores de roupas, mas são mais fracos)
- Régua, tesoura, lápis e estilete (opcional, se for usar deve ter um vidro ou base para corte)

Como Fazer:
1 - Utilize as 2 partes laterais maiores de uma das caixas (A) e recorte-as. Essas partes serão
coladas verticalmente nos lados de fora para unir os 2 andares da casinha. Se a caixa for daquelas abertas nas pontas, meça por dentro das paredes, recorte pedaços do mesmo tamanho e cole .

Obs 1: Atualmente a maioria dessas caixas são abertas nas pontas, mas se não me engano as da Parmalat ainda são fechadas, facilitando o trabalho. Ou use outras caixas semelhantes.

2 - Verifique o local das janelas nas laterais recortadas anteriormente e faça as aberturas delas com tesoura ou estilete, deixando só os buracos,  Aproveite e marque por estes buracos, as janelas nas laterais das caixas empilhadas, risque bem no meio dela e corte no formato de um "H" deitado, marcando as dobras das aberturas para fechar e abrir como venezianas.

3 - Cole horizontalmente as duas caixas, uma sobre a outra. Use clips ou prendedores nas bordas para fixar as partes enquanto secam, e na parte traseira use fita crepe. Isso é necessário, pois a secagem total demora um pouco, no mínimo 20/30 minutos.
DICA: A cola deve ser usada de forma equilibrada, pois em excesso umedece muito os cartões, não fixando as partes e deformando-as. Se ela for muito escassa, e principalmente no caso do papelão, o peso das partes não deixam a cola fixa-las, secam rápido demais e as partes se desprendem. Os clips ou prendedores de roupa são essenciais nesse processo.
4 - Use a quarta caixa para fazer o sótão. A parede do fundo da casinha será feita com o fundo dessa caixa (B), cortado em forma triangular, e o piso será feito com a lateral (C)  + 5cm (D), formando mais 2 abas de cada lado, e dobre-os para cima, pois servirão para colar o telhado .
DICA: Para fazer o triângulo, marque um ponto bem no meio da parte de cima (E), e risque com a régua, mas não corte, apenas faça vincos com o lado sem fio da tesoura ou com uma caneta sem tinta, e a partir desse vinco, trace uma reta do tamanho da régua, e corte como na foto abaixo. Nessas abas dobradas será colado o telhado
5 - Antes de colar o piso e a parede do sótão sobre as outras partes da casinha, lembre-se de cortar a(s) janela(s), Isso deve ser feito antes, apoiando em uma base de vidro se for usar o estilete. Se deixar para depois fica mais difícil, mesmo cortando com tesoura.
6- Retire as 2 laterais (A) da quinta caixa para fazer o telhado da seguinte forma: Corte uma das partes retangulares na medida do comprimento das abas do triângulo, e a outra com mais 5 cm (F), e dobre formando abas para poder colar as duas partes do telhado formando o bico. Cole e fixe com fita crepe.

7 – Cole o telhado nas duas abas do triângulo e nas abas do piso (D), feito no passo 4, alinhando bem com o fundo e usando fita crepe para fixar até aderir. Primeiro um lado, aguarde um pouco e  depois cole o outro lado.


8 - Marque no fundo da quinta caixa 4 tiras verticais com + ou – 10 cm de largura, vinque ao meio e dobre-as  ao comprido, reforçando com elas as bordas laterais da parte térrea e do primeiro andar (G), colando uma parte por dentro e outra por fora. Não pule esse passo,  ele é fundamental para a sustentação da casinha. Caso contrário a caixa se vergará com o uso.

9 – Agora que a casinha está pronta, faça divisórias, pinte, comece a mobiliar, decorar, coloque cortinas, papéis adesivos para fazer os pisos (ou papéis comuns, xadrez, etc., cobertos com adesivo cristal) e tudo o que a sua imaginação mandar.
SUGESTÃO CRIATIVA: É possível fazer duas partes iguais a essa, unindo-as em um dos lados com tiras de cartão reforçadas com tecido colado sobre elas, por dentro ou por fora (tipo uma dobradiça). Assim pode-se fechar totalmente a casinha, colocando as duas partes uma de frente para a outra, e ao abrir ficarão duas casinhas lado-a-lado.
Crie um trinco na outra lateral, para trancar ao fechar. Pode fazer usando botões, cordões ou inventar outra coisa qualquer. Também é possível criar uma alça na cumeeira do telhado, para carregar melhor a casinha, mas isso... só projetarei quando for fazer outra.

Obs 2: As letras marcam as partes fixas das caixas e não os passos do "como fazer".

Nenhum comentário:

Botão 1+