Decorações de capas de cadernos

Cadernos 018

Cadernos 019

Cadernos 020

Cadernos 002

Cadernos 003

Cadernos 004

Cadernos 005

Cadernos 006

Cadernos 008

Cadernos 010

Cadernos 011

Caderno simples com capa decorada: R$ 5,00

Materiais:

- cartolina plastificada ou comum + papel adesivo transparente.

- recortes de tecido de sacolinhas ou de feltro .

- fitas e passa-fitas.

- miçangas.

- furador pequeno 3 a 6 mm.

- ilhoses.

- tesoura, cola e fita crepe (de papel).

Como fazer:

- Corte a cartolina na mesma altura do caderno ou com no máximo 2/3 mm a mais, dependendo de sua habilidade para depois colar bem alinhado. Na largura, corte com aproximadamente 3 cm a mais de cada lado,  como se fosse as abas de um livro.

- Dobre levemente ao meio sem vincar.

- Se for decorar com passa fitas, faça dois cortes verticais para encaixar as duas pontas do passa-fitas já com a fita. Cole as pontas por dentro e reforce com fita crepe (de papel).

- Passe cola na capa de um dos lados do caderno (frente ou verso), espalhando em toda a superfície. Pode ser com o pincel ou faça várias linhas de cola bem perto uma da outra, não deixando grandes áreas sem cola. Não passe ainda cola na lombada (onde estão os grampos).

- Cole alinhando as capas, pelo centro levemente marcado e pelas partes superior e inferior.

- Nas duas abas, faça um vinco com uma caneta sem carga ou com algo que não corte a cartolina, seguindo o final das capas do caderno.

- Se for colocar fitas para amarrar o caderno ao fechar, faça um cortezinho  vertical, no meio e junto a borda, fixando por dentro com uma tirinha fina de fita crepe.

- Cole as abas para dentro.

- Se possível, deixe secar em pé, para não umedecer as folhas de dentro. Se não conseguir, não tem problema, pois elas enrugam um pouco, mas + ou - em 24 horas voltam ao normal.

- Planeje os recortes, fure onde for necessário e aplique-os fixando com ilhoses, com amarrações de fitas ou até bordando e costurando.

DICA: Se preferir fazer colagens, tipo scrapbook, ao invés de usar furos, ilhoses e fitas, não use o papel adesivo transparente.

Comentários

Postagens mais visitadas